Pode parecer loucura, mas a verdade é que eu gosto muito de estudar. Adoro receber informações e ampliar meus conhecimentos, portanto nada melhor que o estudo para me proporcionar isso. Porém, eu sei que a maioria das pessoas não gosta nenhum pouco de estudar e, inclusive, fazem isso por obrigação. Ou nos piores casos, nem se quer estudam. Foi pensando neste fato que decidi selecionar 10 dicas para quem quer encontrar uma melhor forma de estudar:

2° Tenha um ambiente de estudos na sua casa: O ideal é que você estude em uma mesa, melhor ainda se esta mesa for destinada só para isso. Claro, eu sei que algumas pessoas preferem estudar na cama ou em qualquer outro lugar... Mas depois de algumas horas de estudos, a coluna começa a pedir socorro, então o melhor mesmo é que se tenha uma mesa e uma cadeira (quanto mais confortável, melhor) própria para estudos. Além disso, o ambiente precisa ser silencioso e com boa iluminação.
3° Desligue a internet e a televisão: Livrem-se de tudo que possa te dispersar! Atualmente, as pessoas ficam conectadas na internet 24 horas por dia. E tal vício é horrível para quem quer ter uma rotina de estudos. Com a internet ligada (ou até mesmo a televisão), você fica sujeito a estar toda hora querendo conferir as redes sociais e isso acaba tirando o seu foco: que é estudar. Portanto, nada de internet ou televisão. Exceto se você precisar utilizá-la para tirar alguma dúvida da matéria ou assistir à alguma vídeo-aula (Siiiim, no YouTube existem várias vídeo-aulas interessantes e bem explicativas; é ideal para entender melhor aquele assunto que você acha mega complicado).
4° Estude um pouquinho todos os dias: É indispensável estudar todos os dias. Então é necessário que você crie uma rotina diária para seus estudos. O ideal é estudar, pelo menos, três horas por dia (sem contar com as horas que você passa na escola). Sempre que o professor der um assunto em sala de aula, é importante que, ao chegar em casa, você revise este assunto e faça exercícios. Isso fará com que a matéria não fique acumulada, evitando o desespero em véspera de prova. Além de que se surgir alguma dúvida, você terá tempo para tirá-la com o professor.
5° Faça intervalos nos seus momentos de estudo: Não adianta querer estudar três horas (ou mais) sem parar. Afinal, o cérebro cansa e passa a não absorver mais nenhuma informação. Então para evitar isso, faça intervalos de 20 minutos a cada 1 hora de estudo. Aproveite para comer alguma coisa, beber água ou checar as redes sociais. Mas lembre-se: seja disciplinado e não ultrapasse, jamais, os vinte minutos.
6° Na sala de aula, procure sentar nas primeiras fileiras: Sentar no famoso "fundão'' da sala só te fará querer conversar com seus colegas, dormir ou fazer qualquer outra coisa, menos prestar atenção à aula. Por isso, quanto mais próximo do professor e do quadro, melhor. Tanto para evitar dispersões, como também para ouvir e entender melhor as informações que estão sendo transmitidas pelo seu professor.
7° Tire dúvidas com o professor: Nunca, jamais, em hipótese alguma guarde a sua dúvida. Isso só fará com que você acumule problemas e não consiga entender a matéria. Portanto, sempre que surgir uma dúvida, levante o braço e pergunte ao professor. Tenho certeza que ele fará de tudo para saná-la; afinal, é obrigação dele. Eu sei que muita gente tem vergonha de perguntar, mas não se preocupe, é seu dever como aluno fazer isso sempre que não entender alguma coisa. E, se ainda assim, você for uma pessoa extremamente tímida, lembre-se da 6° dica e sente-se sempre próximo ao professor, isso facilitará a sua interação com ele e fará com que você não precise aumentar muito o seu tom de voz.
8° Faça anotações na sala de aula: Isso vai de pessoa para pessoa. Mas eu, particularmente, acho fundamental anotar as coisas mais importantes ditas pelo professor. Afinal, não temos um super cérebro e então é bem difícil conseguir lembrar de todos os detalhes da matéria. Por isso, estas anotações farão com que você possa guardar aquilo e lembrar sempre que quiser.
9° Faça exercícios: Esta é uma dica bem óbvia, mas que eu sei que muita gente não costuma colocar em prática. Sempre quando o professor passar algum exercício, faça-o. E se ele não passar, faça também. Tenho certeza que o seu livro terá uma página cheia de questões para serem respondidas e, mesmo que não tenha, você pode encontrar exercícios na internet ou em algum livro da biblioteca. Os exercícios são importantes para que o seu cérebro possa fixar a matéria, principalmente se tratando de disciplinas exatas.
10° Durma bem: Nada de querer estudar de madrugada! É fundamental que você seja disciplinado quanto ao seu horário de dormir, portanto procure dormir, sempre, 8 horas por dia (E não fique acordado até muito tarde). Desta forma, você poderá descansar bastante e aguentar um dia longo de estudos.
Dica extra - Faça resumos: Esta é uma dica que, para mim, serve MUITO. Eu só consigo entender bem uma matéria se eu fizer um resumo sistemático de tudo que há nela. Portanto, é sempre bom fazer este resumo e, em seguida, ler diversas vezes até fixar tudo.
Bom, gente, essas são as minhas dicas! Elas dão super certo comigo e eu espero que também possam ajudar vocês. Beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica! Obrigada por visitar o Prefira Primavera. Volte mais vezes! <3